29/08/2016: Infogen Sistemas recebe Prêmio Catarinense da Excelência

A Infogen Sistemas foi uma das dez empresas catarinenses que recebeu, no dia 25 de agosto, o Prêmio Catarinense da Excelência. A entrega foi realizada na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O prêmio reconhece as melhores práticas de gestão e é concedido pelo Movimento Catarinense para Excelência.

Para participar do prêmio, é preciso inscrever-se e passar por avaliação realizada por membros do movimento ExcelênciaSC segundo critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Santa Catarina tem tradição e possui empresas preocupadas com qualidade e melhoria dos processos nos seus negócios. Premiar essas empresas, neste momento de crise econômica, motiva outras a buscarem soluções e manterem-se competitivas no mercado”, destacou o presidente da FNQ, Jairo Martins.

 

Desafio envolveu toda a empresa

A Gerente de Recursos Humanos da Infogen, Rafaela Dahmer, comenta que o processo de aplicação ao prêmio envolveu parte da equipe de março a maio de 2016. Além disso, líderes de setores precisaram envolver os colaboradores no registro dos dados solicitados pelo FNQ.

Para receber o mérito, foi preciso comprovar muitas das práticas de gestão já aplicadas na empresa. “Participar do prêmio exige preparo. Para serem mostradas, as práticas de gestão devem ser medidas. Este foi o maior desafio”. Rafaela destaca ainda que o resultado identifica pontos de melhoria que farão a empresa avançar ainda mais.

Conforme o Gerente de Projetos da Infogen Sistema, Gabriel Vivian, concorrer ao prêmio de Excelência permitiu identificar algumas oportunidades, dentre elas a adoção de um novo software para monitorar os indicadores já existentes de forma simplificada. São indicadores de processos relacionados à liderança, estratégia, clientes, sociedade informação, conhecimento, pessoas, processos e resultados. Durante a visita dos avaliadores, colaboradores também foram entrevistados. “É uma oportunidade de reavaliarmos nossos processos de gestão e as ferramentas utilizadas”, destaca ele.

 “O Prêmio Excelência sinaliza que a Infogen está indo bem”, afirma Rafaela. “É muito bom trabalhar em uma empresa reconhecida por sua preocupação em relação à sua gestão e processos. A Infogen serve de exemplo para outras empresas de software da região”, complementa Gabriel.

Ainda conforme Gabriel, a Infogen trabalha ainda na implantação da ISO 29110. A norma é específica para a área de TI e define requisitos para organização dos processos de desenvolvimento de softwares. “Visa garantir mais qualidades para os produtos desenvolvidos pela Infogen”, afirma Gabriel.

Para Julio César Biesdorf, diretor administrativo, este prêmio é de toda equipe Infogen “que contribui para implantar e melhorar as ferramentas de gestão”. Segundo o diretor, o objetivo sempre será a melhora contínua, buscando uma maior eficiência, competitividade e produtividade. “Estou muito feliz por mais este reconhecimento, estamos no caminho certo.“

O Diretor Executivo da empresa, Ernani Zottis, destaca o prêmio como a confirmação de que a Infogen está no caminho certo. “Mostra que, mesmo para uma empresa pequena, é possível fazer as coisas certas, pensando no seu papel e no ambiente em que está inserida”. Zottis afirma ainda que a empresa acredita em um Brasil melhor, buscando fomentar ações para aumento da competitividade e “influenciar pelo exemplo nossos pares, colaboradores e parceiros, visando assim atingir nossa visão de ser referência no desenvolvimento de softwares de gestão corporativa”.

A Infogen Sistemas é a primeira empresa de software catarinense a receber o prêmio. Fundada em 2000, em Chapecó, SC, a Infogen especializada em softwares de gestão ERP para cooperativas em empresas do agronegócio. Foi vencedora do prêmio MPE Brasil em Santa Catarina (edição 2011 e 2014), como a melhor pequena empresa de tecnologia da Informação. A Infogen conta hoje com mais de 80 cooperativas de todo o país em sua carteira de clientes.

 

Prêmio Excelência

Promovido desde 2005 pelo Movimento Catarinense pela Excelência, o Prêmio Catarinense da Excelência busca reconhecer a melhoria da qualidade da gestão das organizações que atuam em Santa Catarina. As empresas premiadas passaram por um processo de avaliação dividido em três etapas: análise do relatório gerencial, visitas às instalações e análise dos dados coletados nas visitas.

Confira a lista das empresas premiadas:

Medalha:

Nord Electric S/A - Soluções em Engenharia Elétrica – Chapecó

Certa Adm E Corretora de Seguros LTDA EPP – Chapecó

Cianet Indústria e Comércio S.A. – Florianópolis

Escola de Inglês Bocaiúva Ltda – Florianópolis

Infogen Sistemas – Chapecó

Mércur Embalagens e Etiquetas Ltda – Chapecó

Elosaúde Associação de Assistência à Saúde – Florianópolis

Charme Lojas – Lages

Placa prata: Auto Viação Chapecó Ltda – Chapecó

Troféu prata: Caixa Econômica Federal - Gerência de Filial de FGTS – Florianópolis