18/09/2015: Infogen realiza treinamento sobre ECF - módulo de escrituração contábil e fiscal para clientes

 A Infogen Sistemas realizou no dia 11 de setembro, no Auditório do Sicom, em Chapecó, treinamento para seus clientes com foco na Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Participaram profissionais das áreas contábil e fiscal de cooperativas que já utilizam os sistemas da Infogen.

Conforme o diretor da Infogen Sistemas, Ernani Zottis, são muitos os desafios nesta área. Entre eles, a comprovação do `ato cooperado`, uma particularidade fiscal e contábil das cooperativas. A Infogen preparou um conjunto de ferramentas para dar maior agilidade e segurança em todo o processo. “O ECF foi elaborado para atender empresas tradicionais e, atender as necessidades do fisco, dentro das particularidades de uma Cooperativa, é o nosso objetivo”.

Conforme o contador Luiz Carlos Turra, da Camnpal, de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, este é um período de muitas mudanças nas áreas contábil e fiscal e o curso foi excelente, pois atendeu a todas as expectativas. “Facilitou para a Infogen, pois unificou as orientações que devem ser prestadas e atendeu a necessidade das cooperativas”. Além das informações atualizas sobre temas como, por exemplo, speed para a Receita Federal, a integração entre os profissionais de diferentes cooperativas foi o ponto alto do evento. “Ocorreram muitas trocas de experiências que, por si só, já validaram nossa estada em Chapecó”. 

A programação incluiu a estruturação do plano de contas contábil, rateio administrativo, apuração e segregação do Ato Cooperado e ECF, além das apurações do IRPJ e CSLL.  Para o gerente de produtos e serviços da Infogen, Marcelo Capeletto, que também palestrou no evento, o evento foi muito importante e um rico aprendizado, pois além da capacitação, oportunizou a troca de conhecimento entre todos.

Na oportunidade ocorreu ainda  uma visita a nova sede da Infogen Sistemas.