04/08/2015: Artigo: Agricultura e tecnologia caminham lado a lado

No último dia 24 de julho foi comemorado o dia do agricultor. Nós da Infogen, que trabalhamos diretamente fornecendo softwares e consultoria para cooperativas agropecuárias, conhecemos de perto a importância desta profissão para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do país.

Nos últimos 20 anos a área plantada com grãos em terras brasileiras cresceu 37% enquanto a produtividade foi elevada em 173%, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O país tem 60% de seu território ocupado por florestas e ainda possui a maior e mais limpa matriz energética do mundo, através de seu imenso potencial hídrico. O mais impressionante é que as atividades agropecuárias ocupam apenas 9% do território nacional e ainda respondem por 23% do PIB – Produto Interno Bruto. Entre 1970 e 2010 o Brasil saiu do posto de importador de alimentos para um dos maiores exportadores do mundo. Ainda nestes 40 anos a produção brasileira de alimentos cresceu 213% enquanto a área destinada para a agricultura aumentou apenas 27%. Isso fez ainda com que o preço dos alimentos despencassem 50% nestas quatro décadas, apesar da inflação.

Estes e muitos outros números que envolvem o homem do campo são, de fato, impressionantes. É correto afirmar, porém, que nenhuma destas façanhas seria possível sem a tecnologia utilizada em todos os cantos onde se tem como atividade principal a produção de alimentos. Seja nas práticas de manejo, nos químicos e mesmo na gestão, a tecnologia sempre caminhou lado a lado com o agricultor.

A dinâmica de um mercado complexo força o agricultor a entender de clima, câmbio, relações de troca, entre outros fatores relevantes para sua atividade. Da mesma forma, o desenvolvimento de novas tecnologias, os perfis de consumo, a concorrência com produtores de todo o mundo, alertam para a necessidade de uma gestão rural que favorece a tomada de decisões de forma estratégica. Ferramentas de gestão permitem maior rapidez e assertividade na tomada de decisões, principalmente nos desafios as que se apresentam afora das suas porteiras. Ainda há muito a evoluirmos, principalmente na capacitação e fornecimento de condições de inovar para os agricultores que ainda estão à margem desta realidade.

Acreditamos que, nossa atuação junto às cooperativas agropecuárias, fornecendo sistemas de informação e gestão para as mesmas, têm reflexos diretos no campo. Mas, volto a afirmar, as ferramentas de gestão precisam ser cada vez mais difundidas, não só no campo, mas em vários setores da economia que ainda não tiveram conhecimento e acesso a estes recursos que, de fato, fazem toda a diferença na sustentabilidade financeira dos negócios.  Além do mais, precisamos de sistemas que levem em consideração as particularidades de cada atividade. Difundir esta ideia e trabalhar para criar cada vez mais ferramentas que agreguem valor ao trabalho, através de uma gestão de excelência, é a nossa missão.

Parabéns aos agricultores que fazem a diferença em nosso vasto e complexo Brasil!

Ernani Zottis – Diretor da Infogen Sistemas, empresa fundada há 15 anos, especializada em sistemas para cooperativas e agronegócio, com sede em Chapecó - SC